Welcome to Helena Bordon’s website

Shop By Helena Bordon

Helena Bordon

Colunistas, Cris Dios

Hoje em dia fala-se muito na busca pela qualidade de vida, bem estar e a beleza de dentro pra fora. A forma como cada um busca sua paz espiritual depende de cada um. Alguns gostam de academia, cross-fit, correr no parque, yoga, ballet fitness, o que não falta são opções hoje em dia para se exercitar e se conectar um pouco mais com você mesma, naquele momento do exercício físico.
A prática de esportes e uma boa alimentação melhora a circulação sanguínea e a oxigenação do bulbo capilar, que além de inúmeros outros benefícios, produz fios mais fortes e saudáveis. Mas sua prática regular traz como resultados resíduos e suor no couro cabeludo, o que acarreta em 2 escolhas: lavar o cabelo diariamente para eliminar o suor dos fios e deixá-los mais ressecados lavando todos os dias? Ou não lavá-lo, mas deixar resíduos como o suor?
Quando praticamos atividade física intensa temos a produção de suor e este é composto de 99% de água, eletrólitos, uréia, aminoácidos, sacarídeos e lipídeos, com ph ácido (menor ao do cabelo) e acaba deixando resíduos no couro cabeludo e nos fios, promovendo o ressecamento.

Por outro lado, 95% das pessoas que praticam esportes lavam seus cabelos logo em seguida, o que é o correto e mais indicado, pois remove todo o residual do suor, mas após a lavagem costuma-se ocorrer a finalização (secagem, escova, chapinha ou baby liss) que costuma fragilizar os fios e reduzir sua umidade natural. Para manter um couro cabeludo saudável é necessário lavar os cabelos sempre que ocorrer a transpiração, mas ao lavá-los com muita frequência, elimina-se a produção natural de lipídeos do couro cabeludo, e inviabiliza que o mesmo percorra o fio e o nutra naturalmente.
Na década de 70 e 80 o costume já era outro. As mulheres costumavam lavar os cabelos uma vez por semana e usavam muito mais produtos para mantê-los bonitos, como o laquê, spray com alto nível de álcool, que era responsável por firmar o cabelo. Hoje a rotina mudou. A mulher brasileira lava o cabelo pelo menos uma vez por dia (80%) ou uma vez a cada dois dias (18%), e duas vezes por semana (2%). Por trabalhar e ter uma vida social intensa, ela precisa estar sempre impecável e também conta com a ajuda de equipamentos como as chapinhas, baby liss ou secadores para finalizar o cabelo e deixá-lo mais vistoso. Pesquisas revelam que em média a mulher usa 35 minutos de seu dia em cuidados com cabelos.
O que fazer então? Lavar o cabelo e manter o couro cabeludo saudável ou não lavar e manter meu fio menos desgastado? Dura escolha. O fato é que lavar o cabelo todos os dias promove um desgaste na fibra capilar. Mas transpirar e deixar estes resíduos do suor nos fios, também resseca e cria muita porosidade. Isso, somado aos processos químicos, como progressivas, reflexos, tinturas e alisamentos existentes potencializam ainda mais o desgaste.
A transpiração tem PH acido e contém sal em sua formulação. Por isso, o ideal é proteger o cabelo com um creme de tratamento ou óleo nutritivo, pois assim impedirá a desidratação dos fios com uma barreira protetora, que evita a perda interna de agua e bloqueia a absorção do suor pelos fios, além de ser um aproveitamento do tempo do esporte para nutrir os fios. A escolha do produto é super importante. O ideal é buscar produtos que possam ser usados a seco (com o cabelo seco, para não ficar escorrendo durante o esporte) e que tenham em sua composição nutrientes que vão agregar estruturas aos fios (proteínas e aminoácidos).
No Laces temos 2 tipos de produtos desenvolvidos como creme de tratamento pré-shampoo, recomendado para ser usado no cabelo a seco: o nutriente, recomendado para cabelos mais finos, com ou sem química, e o Ssoro, indicado para todos os tipos de cabelos, que precisam de reconstrução de massa capilar.
A conclusão é que não existe certo ou errado! Existe o que é o melhor a necessidade de cada um. Lavar  o cabelo de forma consciente e saudável (diluído para não deixar resíduos quimicos no couro cabeludo) e com produtos adequados a seu cabelo já é um bom começo para não trazer consequências a quem definir por lavar o cabelo diariamente.
Espero que tenham gostado, beijos.
Cris Dios, Hair especialista e Cosmetóloga.
www.lacesandhair.com.br
@crisdioslaces
@lacesandhair

25154633_g

×

1 comentário

Trackbacks

  1. A prática de esportes e um cabelo em equilíbrio - LookBook Blog Brasil

HELENA BORDON © 2017 – Todos os direitos reservados

Website by Camila Bossolan

Pin It on Pinterest

Share This