Welcome to Helena Bordon’s website

Shop By Helena Bordon

Helena Bordon

Cris Dios

A busca pela qualidade de vida trouxe para a população alguns novos hábitos, entre eles, a prática de exercícios físicos no dia a dia, a preocupação com alimentação, busca por alimentos mais naturais, saudáveis e orgânicos, e muitos outros elementos que proporcionam uma vida mais equilibrada.

Os inúmeros benefícios do esporte levam as pessoas a escolha de qual prática saudável se encaixa mais no seu perfil e necessidade. Hoje em dia o que não falta são opções que vão desde uma atividade mais calma e introspectiva, como ioga, até aulas em conjunto e performance como cross fit. A escolha depende do perfil de cada um e como se sente mais confortável.

Os esportes são excelentes para o corpo, porém, o que isso ter a ver com os cabelos?

Tudo! :)

Optar por uma vida equilibrada e saudável só traz benefícios para o corpo, inclusive, para o cabelo. A prática de esportes e boa alimentação melhora a circulação sanguínea e a oxigenação do bulbo capilar, com isso, a produção de fios mais fortes e saudáveis.

Porém, temos que tomar cuidado com os hábitos que o esporte e suor causam para não danificar os fios e deixar resíduos no couro cabeludo.

Como assim?

Vamos entender :)

A prática de esportes leva a necessidade de mudança de hábitos com os cabelos. Quando fazemos atividade física temos a produção de suor e este é composto por 99% de água, eletrólitos, ureia, aminoácidos, sacarídeos e lipídeos , com ph ácido (menor ao do cabelo) e acaba deixando resíduos no couro cabeludo e nos fios promovendo o ressecamento.

Por outro lado, 95% das pessoas que praticam esportes, lavam os cabelos logo em seguida, o que é o correto, pois remove todo esse residual do suor, mas o problema é que após a lavagem, ocorre a finalização (secagem, escova, chapinha ou baby liss). Isso de três a seis vezes na semana, 365 dias no ano ao longo de uma vida, ou seja, gera um grande desgaste nos fios. Para ter uma boa saúde no couro cabeludo é necessário lavar sempre que ocorrer a transpiração. Isso é ótimo para couro cabeludo, mas para os fios, o fato de lavar com muita frequência não deixa a própria produção natural de lipídeos do couro cabeludo percorrer o fio e nutrí-lo naturalmente.

Sem falar na busca de métodos milagrosos de alisamentos (progressivas) com química para facilitar o dia a dia. Tudo isso promove um grande desgaste.

Pesquisas revelam que em média a mulher usa 35 minutos de seu dia em cuidados com cabelos.

O que fazer então? Lavo e mantenho meu couro cabeludo saudável ou não lavo e mantenho meu fio menos desgastado? Dúvida cruel né?

Na verdade, não existe certo ou errado (como já disse em outros textos). Existe o que é o melhor adaptado a sua necessidade. Lavar de forma consciente e saudável (diluído para não deixar resíduos químicos no couro cabeludo) e com produtos adequados ao seu cabelo é o melhor caminho.

Outro cuidado importante e de preservação dos fios é que durante a prática de esporte, aquecemos o couro cabeludo e acontece a transpiração, que é acida e tem sal, então proteja esses fios com um creme de tratamento ou um óleo nutritivo, pois assim impedirá a desidratação dos fios (barreira protetora a perda interna de água) e bloqueia a absorção do suor pelos fios, além de ser um aproveitamento do tempo do esporte em tempo para nutrir os fios.

Claro que a escolha do produto é de extrema importância. Busque produtos que possam ser usados a seco (com o cabelo seco, para não ficar escorrendo durante o esporte) e que tenham em sua composição nutrientes que vão agregar estruturas aos fios (proteínas, aminoácidos). No Laces temos 3 tipos: nutriente (cabelos mais finos, com ou sem química), nutriente forte (todos tipos de cabelos que precisam de nutrientes), Ssoro (para todos tipos de cabelos, que precisem de reconstrução de massa capilar).

Não se esqueça que o sol também degrada a proteína dos fios, por isso, a prática de esportes ao ar livre deve ter um cuidado especial.

Dicas da Cris Dios:

– Tenha uma alimentação saudável rica em nutrientes.

– Beba bastante água (2 litros no mínimo).

– Tome vitaminas específicas para os cabelos pelo menos 4 meses no ano.

– Faça Detox capilar 1 vez por mês.

– Use 2 vezes por semana máscara nutritiva (reconstrução/nutrição).

– Lave sempre os cabelos após a prática de esportes.

– Use shampoos menos químicos ,com ingredientes naturais, vão manter seu couro cabeludo mais equilibrado.

– Use água mineral no ultimo enxague (250 ml).

– Quando praticar esportes ao ar livre, proteja o do Sol, com protetor e boné.

– Desembarace os fios com cuidado, especialmente quando estiver molhado, não durma de cabelos molhados.

– Evite uso de chapinha e babyliss (use apenas 1 vez na semana).

Carolina Almeida, Isabella Lopes e Carol Rifer

Carolina Almeida, Isabella Lopes e Carol Rifer (2)

Carolina Almeida, Isabella Lopes e Carol Rifer

Espero que tenham gostado, beijos.

Cris Dios, Hair especialista e Cosmetóloga
www.lacesandhair.com.br
@crisdioslaces
@lacesandhair

×

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!

HELENA BORDON © 2017 – Todos os direitos reservados

Website by Camila Bossolan

Pin It on Pinterest

Share This