Welcome to Helena Bordon’s website

Shop By Helena Bordon

Helena Bordon

Colunistas

Untitled 4

O bicho papão dos filhos é normalmente verde, grande e feio. Os das mamães se chamam: crises de cólica.

Desde os 7 meses de gravidez que eu tenho pesadelos com isso.
Fui fazer uma aula intensiva para pais de primeira viagem no Einstein (alias, eu recomendo viu? Bacana para interagir com seu marido nesse novo mundo e para aprender uma ou outra coisinha!) e a enfermeira palestrante mostrou um vídeo de um bebê chorando MUITO para tomar banho.
Dai alguem na plateia falou “ah, tem bebê que chora desse jeito no banho? Tipo como choram com cólica, Dna Fulana?”. A Dna Fulana respondeu para 20 casais grávidos e assustados: “Hahaha quem dera se isso parecesse choro de cólica, minha querida. O de cólica é muito pior, e dura de meia hora a 2 horas e pouco. Deixa eu ver se acho um vídeo aqui para mostrar.”
Pronto. O caos foi instaurado. Quis sair correndo, chorar, pedir ajuda aos universitários. Eu e todos os outros seres que habitavam aquela aula.

Queria contar essa história e dizer que a enfermeira era uma exagerada… Mas realmente, choro de cólica é inconfundível. É verdadeiramente assustador. Ela não estava mentindo…

O Antonio teve poucas crises de cólica mas eu me preparei MUITO para isso. Fiquei tão assustada que pesquisei tudo possível e botei em prática.
Espero ajudar as mamães que estão passando por isso.

Porque a cólica acontece? Pois bem, essa foi uma pergunta que fiz bastante… Apesar de ficarem 9 meses crescendo, se desenvolvendo e se preparando para o mundo, nossos bebês não nascem 100% prontos.
Eles nascem e terminam o processo de “maturação” aqui fora, com a nossa ajuda. O sistema digestivo é um dos em desenvolvimento.

A partir da 2a semana de vida, a barriga deles pode doer e contrair desordenadamente após as mamadas. Pode ser por causa dos gases, de uma reação a alguma substância no leite (materno ou artificial) ou porque o sistema nervoso do bebê não amadureceu e está sensível demais.

O que podemos fazer?

Primeiro de tudo: RESPIRE E SE ACALME. É muuuuito difícil aguentar tanto choro e por tanto tempo (as vezes passam de 2 horas de choro contínuo) mas é preciso se acalmar para conseguir acalmar o bebê. E eles precisam da nossa ajuda… Então: RESPIRE. Peça que alguém fique com o bebê e vá tomar um banho quente para se acalmar.
Segundo: pergunte a seu médico sobre dar um remédio natural chamado Colic Calm. Existe uma versão similar a esse remédio que vende aqui no Brasil, se chama Mylicon. Ambos não tem simeticona ou nenhuma substância química, são produtos 100% naturais e que ajudam muito a acalmar o bebê nessas crises de cólica.

Terceiro: Compre um SLING, aquele tecido para amarrar o bebê colado em você. Ele vai acalmar ao se sentir seguro e próximo da mãe.
Quarto: Tente bolsa quente na barriga dele. Ela ajuda a minimizar a dor e dá uma sensação de conforto e segurança ao bebê. Só muito cuidado com a temperatura! Quinto: Faça exercício com as perninhas dele (tipo bicicletinha) para que ele solte os gases. Procure fazer isso duas vezes ao dia, mesmo quando ele ainda não apresentou os sinais de cólica.

Sexto: Passeie com ele, tente distrair ao máximo o bebê.
Sétimo: Faça Shantala – essa é a melhor de todas as dicas!!! Fiz um post AQUI que explica melhor essa tática.

Mas dentre tudo que falei acima, o que mais vai acalmar a mãe que está passando por isso é: ISSO PASSA. É uma fase difícil mas vai passar, tente se lembrar disso.

Aqui em casa nós passamos poucas vezes por isso e agora já estamos na fase do dentinho! Cada fase tem suas delicias e suas complicações mas não permita que os problemas afetem sua capacidade de curtir seu bebê, eles crescem tão rápido!!!

Espero ter ajudado!
Beijinhos
Lu Tranchesi

www.lutranchesi.com.br
@lutranchesi

 

×

3 comentários

  1. Avatar

    que lido!!

    Comentário by Martha V. on 14/12/2014 at 15:36
  2. Avatar

    Só uma coisa: Mylicon É simeticona.
    A pessoa que se propõe a ser comunicadora deveria no mínimo se informar sobre o que fala.
    E assim vai o Brasil, todo mundo dando pitaco (errado) em áreas que não sabem o mínimo sobre o assunto… E considerando que a maioria que lê isso também não tem senso crítico de checar as informações lidas, é bem grave dar informação errada viu?

    Comentário by Juliana b on 16/03/2015 at 09:40

Trackbacks

  1. Buy Steroids Online

HELENA BORDON © 2017 – Todos os direitos reservados

Website by Camila Bossolan

Pin It on Pinterest

Share This