Welcome to Helena Bordon’s website

Shop By Helena Bordon

Helena Bordon

Colunistas, Cris Dios

A vida moderna e a busca por mais saúde e bem-estar trouxeram a prática de esportes para o dia a dia das pessoas.

Vários benefícios à saúde física e mental levam as pessoas a escolha da prática saudável de esportes, mudança de hábitos e escolha por uma vida equilibrada com alimentos mais nutritivos.

Acredito que tudo isso proporciona um grande bônus para o corpo, a mente e a alma, mas o que tudo isso tem a ver com a saúde dos cabelos?

A escolha de um organismo mais equilibrado e uma vida saudável só traz benefícios a tudo, inclusive para o cabelo. A prática de esportes e boa alimentação melhora a circulação sanguínea e a oxigenação do bulbo capilar, com isso, a produção de fios mais fortes e saudáveis.

Apenas temos que corrigir fins com hábitos errados que o o esporte nos leva a fazer! A ideia é ficar saudável, mas não danificar os fios com resíduos no couro cabeludo.

Como assim? Vamos entender. A prática de esportes leva a necessidade de mudança de hábitos com os cabelos. Quando fazemos uma atividade física temos a produção de suor, que é composto de 99% de água, eletrólitos, uréia, aminoácidos, sacarídeos e lipídeos. Esses elementos têm ph ácido (menor ao do cabelo) e acaba deixando resíduos no couro cabeludo e nos fios, promovendo o ressecamento.
Por outro lado, 95% das pessoas que praticam esportes, logo em seguida, lavam seus cabelos, o que é correto, pois remove todo esse residual , mas o problema é que após lavar, vem a finalização (secagem , escova , chapinha ou baby liss). Isso de três a seis vezes na semana! Tem gente que faz uso de modeladores dos fios 365 dias no ano ao longo de uma vida, ou seja, um grande desgaste.

Para ter uma boa saúde no couro cabeludo é muito necessário lavar bem o cabelo e a cabeça, sempre que ocorrer a transpiração, mas para os fios o lavar com muita frequência, não deixa a própria produção natural de lipídeos do couro cabeludo percorrer esse fio e nutri-lo naturalmente.

Sem falar na busca de métodos milagrosos de alisamentos (progressivas) com química pesada para facilitar o dia a dia . Tudo isso promove um grande desgaste.
Se lembrarmos a vida da mulher a alguns anos atrás, na década de 70, 80 elas mantinham o penteado por uma semana! Lavavam os cabelos uma vez por semana, usavam muito mais “Laque” (spray com um nível mais elevado de alcool). Hoje, a mulher brasileira lava os cabelos pelo menos uma vez por dia (80%) ou no máximo dia sim,dia não (18%) e duas vezes por semana (2%).

Por trabalhar e ter uma vida social, a mulher de hoje precisa estar sempre impecável e também arruma esse cabelo com ajuda de equipamentos (chapinhas , baby liss ou secadores) ou com produtos finalizadores e, às vezes, as duas coisas . Pesquisas revelam que em média a mulher usa 35 minutos de seu dia em cuidados com cabelos!

O que fazer então? Lavo e mantenho meu couro cabeludo saudável ou não lavo e mantenho meu fio menos desgastado? Dura escolha!

O ideal é fazer uma  análise capilar e entender a necessidae do dia a dia desta cliente ede secáveis e fios, quais componentes e processos quimicos foram feitos e só assim, caso a caso, é possível indicar a forma mais saudável de cuidar desse cabelo em seu dia a dia.

no Laces, temos o #cronogramacapilarlaces , que consiste em uma sequência de tratamentos feitos no salão e em casa para melhor devolução de nutrientes essenciais para cada necessidade de cada cliente.

Não existe certo ou errado (como já disse em outros textos), existe o que é melhor para a sua necessidade. Lavar de forma consciente e saudável (diluindo os produtos para não deixar resíduos químicos no couro cabeludo) e com produos adequados a seu cabelo.
O fato é, lavar todos os dias promove um desgaste na fibra capilar, transpirar resseca e cria muita porosidade aos fios e isso somado a processos químicos (progressivas, reflexos, tinturas e alisamentos) existentes potencializa ainda mais o desgaste, então vamos aprender:
Quando praticamos esporte, aquecemos o couro cabeludo e acontece a transpiração, que é acida e tem sal, então proteja esses fios com um creme de tratamento ou um óleo nutritivo, pois assim impedirá a desidratação do cabelo (criando uma barreira protetora a perda interna de água) e bloqueia a absorção do suor pelos fios, além de ser uma forma de aproveitamentar o tempo do esporte para nutrir os fios!

Claro que a escolha do produto para fazer exercício físico  é de extrema importância, busque produtos que possam ser usados a seco (com cabelo seco, para não ficar escorrendo durante o esporte) e que tenham em sua composição nutrientes que vão agregar estruturas aos fios (proteínas e  aminoácidos).

A natação também promove um grande desgaste, por isso, sempre proteja os fios e use toca de silicone para proteger o cabelo na piscina! O sol também degrada a proteina dos fios, cuidado redobrado na prática de esportes ao ar livre!

Espero que tenham gostado, beijos!
Cris Dios , Hair especialista e Cosmetóloga.
www.lacesandhair.com.br
@crisdioslaces
@lacesandhair

 

 

 

×

1 comentário

  1. Avatar

    Muito obrigada pela sua orientação Cris..Você expandiu meus conhecimentos em relação aos cuidados com cabelos..

    Comentário by Andrea de Oliveira Santos on 06/06/2015 at 10:23

HELENA BORDON © 2017 – Todos os direitos reservados

Website by Camila Bossolan

Pin It on Pinterest

Share This