Quem não gosta de receber uma massagem terapêutica na cabeça? Saiba que o popular cafuné, além de ser um ritual relaxante para muitas pessoas, ajuda ainda a ter um cabelo saudável e maravilhoso. Mas qual a relação de uma simples massagem no couro cabeludo com a saúde dos fios?
Tem muita! Toda vez que massageamos o couro cabeludo, promovemos um estímulo regenerador, o movimento aumenta o fluxo sanguíneo para o couro cabeludo na superfície da pele e, consequente, aumenta também a oxigenação e nutrição da raiz dos cabelos.
Não podemos esquecer a importância do couro cabeludo para a produção de um cabelo forte e saudável e a massagem ajuda muito neste processo, pois aproveita todos os nutrientes e os disponibiliza para o folículo capilar, melhorando até mesmo o problema da queda de cabelo e adicionando boa vitalidade à este couro cabeludo.
COMO FAZER?
A massagem capilar pode ser feita em casa e consiste em aplicar pressão sobre a pele do couro cabeludo om os dedos e mãos ou com aparelhos específicos de estimulação da circulação periférica. Muitos benefícios da massagem capilar ao couro cabeludo e ao bem-estar. Esta é a razão pela qual as pessoas que sofrem de perda de cabelo estão se voltando para massagem ajuda no tratamento.
Todos os folículos pilosos precisam de um fornecimento adequado de nutrientes para crescer. Esfregando durante uma massagem promove o relaxamento e ajuda na redução do estresse. A diminuição dos níveis de hormônios do estresse permite que o corpo funcione com maior eficiência e este, por sua vez, aumenta a capacidade dos folículos pilosos para crescer e fortalecer o cabelo.
Podemos usar ainda óleos essenciais de lavanda, gengibre, cedro, tomilho e alecrim em uma mistura dos óleos carreadores de jojoba e de semente de uva, que ajudam ainda mais na melhora da queda de cabelos, no ressecamento do couro cabeludo, na oleosidade e em dermatites.
A massagem no couro cabeludo ainda é calmante e pode ajudar a evitar dores de cabeça, bem como os padrões de sono benefício
No Laces, temos vários estímulos capilar como: succão capilar, massagem estimuladora e o laser capilar, que aumenta o fluxo sanguíneo.
A massagem capilar pode ser feita 2 a 3 vezes por semana com o tempo mínimo de 5 minutos e um cuidado muito importante: sempre deve ser realizada antes de lavar as madeixas, pois toda massagem estimula a oleosidade.
A massagem nos fios do cabelo é importante ainda na absorção de algum produto ou máscara de tratamento, potencializando a absorção dos ativos. A aplicação da máscara e produtos de tratamento deve ser de baixo para cima (sem encostar no couro cabeludo) e a massagem dos fios deve acontecer de cima para baixo, sentido do fechamento das cutículas para facilitar a selagem dos fios (nunca de baixo para cima).
Outro cuidado super importante é a escovação natural, sabe quando viamos as nossas avós em um ritual na frente da penteadeira a escovar os cabelos todos os dias antes de dormir? Essa é a escovação natural. Ela serve para distribuir a oleosidade natural do couro cabeludo (rico em gorduras protetoras) para os fios. A oleosidade natural produzida pelo couro cabeludo é rica em fosfolipídeos importantes para o equilibrio da hidratação natural dos fios e a proteção para a perda da umidade interior.
Essa escovacão deve ser feita de preferência com uma escova de cerdas naturais e de forma carinhosa respeitando o alinhamento dos fios:
– Primeiro de baixo para cima, para tirar os possíveis nós .
– Depois de cima para baixo desde o couro cabeludo. Fazendo movimentos em torno da cabeça por 10 minutos, 2 a 3 vezes por semana.
Beijos Cris Dios , Hair especialista e Cosmetóloga.
www.lacesandhair.com.br
www.crisdiosorganics.com.br
@lacesandhair
@crisdioslaces
3 comentários
Adorei as dicas, já tinha lido sobre isto antes e com certeza irei aderir à massagem capilar… Obrigada!!!
Trackbacks