
Hoje o fundador da maison francesa Louis Vuitton, Monsieur Vuitton, um dos nomes mais importantes do mundo fashion teria completado 195 anos de idade.
Se você ainda não conhece a história de Monsieur, com certeza você conhece a sua maior criação para a marca, o famoso monograma LV. Por mais que a marca esteja em constante mudança, e surjam novas coleções, e diretores criativos, o monograma é sempre utilizado independente de bolsa, sapato, jaqueta, ou vestidos.
Dentro do mundo fashion e desde de que Marc Jacobs era o diretor criativo da marca, de colaborações de Takashi Murakami, de Catherine Deneuve, o monograma da LV é um dos mais reconhecidos no mundo. E agora com a entrada de Nicolas Ghesquière em 2013, o monograma está sendo incorporado de diferentes formas, como na coleção primavera-verão 2015, onde o estilista fez botas com de salto florais junto com o monograma.
Vamos relembrar e celebrar aqui a maison LV que é um ícone no mundo fashion! Confira a retrospectiva na nossa galeria abaixo:
- Em 1896, LV coloca o monograma em seus famosos baús de bagagem. Na época não era apenas um símbolo de status, mas também uma compra prática: A mala sempre evitou danos acidentais aos itens de dentro.
- Nos anos 50 e 60 as malas em formato de baú da Louis Vuitton era uma norma entre as atrizes da época.
- Nos anos 60 e 70 a bolsa com monograma se tornou o item mais cobiçado entre as mulheres modernas
- Nos anos 90 o monograma virou estampa para novas peças e atingiu outro público.
- Em 1997, Marc Jacobs, foi nomeado diretor criativo da Louis vuitton. A nomeação do estilista deu nova vida e cara ao monograma, onde fez a coleção Monogram Vernis.
- Marc Jacobs ainda como diretor criativo da marca, convenceu a marca de criar uma versão grafites do monograma que foi assinado por Stephen Sprouse, e se tornou a sensação pop do momento.
- Em 2003, Jacobs apresentou outra colaboração do monograma com o artista Takashi Murakami.
- Em 2004 e 2005, o monograma virou must have entre os adolescentes quando a bolsa apareceu no filme Mean Girls
- Durante o resto do tempo de Jacobs na maison, ele seguiu atualizando as bolsas de monogramas. Como a bolsa em denim, e outros.
- Assim como o monograma cresceu e virou popular, os diversos produtos estampados por ele surgiram, como boinas, guarda-chuvas, ventiladores e outros.
- O artista Richard Prince colaborou com marca em 2008, onde criou bolsas em tons terrosos, com pinturas que dá a sensação de “caixa de primeiro socorros”
- O monograma inspirou também Sylvie Fleury que construiu uma escultura de bronze da mochila LV.
- Com a entrada de Nicolas Ghesquière na maison em 2013, criou a bolsa desejo feita com monograma, a Petite Malle da Vuitton.
- Ghesquière deu nova cara para o monograma na coleção de fall 2014.
- Para celebrar o 160 aniversário da maison, foram convidados seis designers e artistas para projetar bolsas nas cores clássicas do monograma.
- Nicolas Ghesquière transformou o monograma e a Louis Vuitton o desejo do momento.
Publicado em 04/08/2016
















Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!